FIES 2019

A abreviatura FIES 2019, torna popular o Fundo de Financiamento Estudantil, que desde sua criação, teve muitas mudanças, porém acata ao mesmo objetivo: atender o custeio das mensalidades de Cursos de Graduação em Instituições Particulares, aos estudantes de baixa renda.

FIES 2019
FIES 2019

FIES 2019 – O que é e como funciona

O Programa FIES – Fundo de Financiamento Estudantil, foi criado na década de 90, pelo MEC – Ministério da Educação, com o intuito de garantir o financiamento, aos estudantes matriculados em Instituições Privadas, aos estudos em Cursos Superiores.

Tais Cursos necessitam obrigatoriamente ter conceito maior ou igual a três no SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior participantes do FIES. No caso de Cursos sem avaliação no SINAES, mas que segundo cadastro do MEC estejam autorizados para funcionamento, também poderão participar do respectivo Programa.

 

Para saber como funciona o programa, você pode realizar uma simulação das parcelas devidas ao longo das de todas as fases do financiamento, através do site http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=simulacao. A simulação leva em conta o dia da realização; os valores das prestações são calculados, considerando-se os dados informados, pelo estudante.

Abaixo, página inicial do simulador:

 Inscrição FIES 2019

A datar do ano de 2010, o FIES passou a permitir que os estudantes possam solicitar o Financiamento em quaisquer períodos do ano, considerando suas necessidades.

As inscrições para o FIES 2019, são feitas, com exclusividade pelo site do SisFies – Sistema Informatizado do Fies, disponível na Internet: http://sisfiesportal.mec.gov.br

Segue abaixo, passo a passo de como realizar a inscrição no FIES 2019:

  • Inscrição no Sistema de Seleção do FIES (FIES seleção): acessar o Sistema de Seleção do FIES e informar CPF, data de nascimento e e-mail válido, para cadastramento de senha que sempre será utilizada para acessar o Sistema. Seguidamente após cadastrar os dados solicitados, haverá o recebimento de e-mail, informando a validação de seu cadastro. É neste momento que o estudante acessará novamente o FIES Seleção e fará sua inscrição, informando demais dados pessoais, de seu Curso e Instituição;

VEJA TAMBÉM:

Novas Regras do FIES: novas modalidades

As novas regras do FIES, apresentam algumas alterações relativas às modalidades, incluindo-se três novas, a fim de minimizar a inadimplência e tornar o programa mais sustentável.

Percebe-se então as novas modalidades apresentadas:

  • A Modalidade I, atende aos estudantes de todo o Brasil de famílias com renda per capita de até 3 salários mínimos (valor atual do salário mínimo é de R$ 954,00). São 100 mil vagas, a juros zero e a base das mensalidades são calculadas, considerando-se sua renda;
  • A Modalidade II é restrita aos alunos que residem nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil. São aceitos candidatos com renda per capita, familiar, de até 5 salários mínimos;
  • A Modalidade III contempla todos os estudantes residentes em território nacional, com renda mensal familiar, per capita, de até 5 salários mínimos, dispondo de recursos do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Importante destacar, que após a contratação do programa, NÃO é mais possível realizar mudanças entre as Modalidades.

Como realizar o Aditamento FIES 2019

Aditamento Fies 2019, é uma reiteração feita periodicamente, do contrato de financiamento, realizado todos os semestres (nos meses de janeiro e junho), sendo necessário, pra realizá-lo, o fornecimento de informações a respeito do andamento do curso a cada semestre, incessantemente em paralelo ao período de matrículas.

Para realizá-lo, (quando todas as informações a respeito do Curso e do financiamento estão devidamente corretos e atualizados), basta acessar o SisFies (sistema único e centralizado), que contém todas as informações a respeito dos estudantes já registradas desde o processo de inscrição,  não inutilizar os prazos do processo e constatar as informações a cada novo semestre.

 Resultado 2019

O resultado do programa, deve ser acompanhado pelo site do SisFies, onde a relação dos candidatos selecionados será divulgada. Outra opção de acompanhamento é entrar em contato com a Instituição de Ensino que optou no ato da inscrição.

Um fato relevante em relação à divulgação dos resultados do FIES é que ela costuma ser bem rápida. Esta divulgação costuma sair logo após o término da etapa de inscrições.

Boleto FIES 2019

Após estar cursando a faculdade, com condições financeiras melhores àquelas das quais ingressou, será realizada cobrança mensal (a cada três meses) ao estudante, através de boleto, no valor de R$ 100,00. Por fim, quando o estudante já estiver formado e em condições de efetuar este pagamento, deverá realizar todo o pagamento do empréstimo.

Para o FIES 2019, com o objetivo de não atulhar este aluno, o programa oportuniza a possibilidade de pagamento desta dívida, até o ano de 2024.

Para acessar o boleto FIES, basta acessar o site http://www.caixa.gov.br, clicar em Benefícios e Programas e optar pelo Benefício Social FIES.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *