Página do Participante Encceja 2019

Os estudantes que já conhecem as provas elaboradas pelo MEC (Ministério da Educação) sabem que a Página do Participante é o espaço virtual importante que permite ter acesso as informações detalhadas e individuais necessárias para a participação efetiva das provas. Confira agora sobre a Página do Participante Encceja 2019.

Mesmo que você esteja conhecendo agora o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) saiba que o programa também possui um espaço reservado, dentro do portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Pois bem, fique comigo pelos próximos parágrafos, pois preparei este artigo justamente para falar sobre o assunto. Me acompanhe!

Página do Participante Encceja 2019
Página do Participante Encceja 2019

Página do Participante Encceja 2019

O Encceja é uma prova aplicada pelo MEC para milhares de jovens e adultos que ainda não tiveram a oportunidade de ter um diploma do ensino fundamental e/ou médio dentro do prazo regulamentar. Através da página do participante, disponibilizada pelo Ministério da educação, o estudante poderá:

Desta forma, como meio de garantir os direitos e mais oportunidades a quem precisa, o Encceja surgiu como um exame unificado para testar as habilidades dos candidatos conforme o grau de instrução em que almejam alcançar.

Pois bem, para acessar a página do participante Encceja 2019 é só acessar o portal do INEP por meio deste link (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial). Ao adentrar no site, é só clicar em “Página do Participante”, fazer o login e acessar as informações restritas que competem a cada candidato.


Inscrições Encceja 2019

O Exame do Encceja 2019 é aplicado em diversas cidades brasileiras e é gratuito, ou seja, você não precisa pagar nada para poder participar. Além do mais, os brasileiros que vivem no exterior também poderão participar, uma vez que a prova Encceja é aplicada em várias cidades no mundo.

As inscrições para o Encceja 2019 serão realizadas a partir das 10 horas do dia 16 de abril de 2019 até às 23h59 do dia 27 de abril de 2019, de acordo com o horário oficial de Brasília diretamente no portal do programa. Veja a seguir como é simples se inscrever para a prova:

  1. Acesse o link da inscrição aqui (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante)
  2. Informe o número do seu CPF
  3. Crie uma senha
  4. Digite o código de segurança
  5. Clique no botão “Enviar”.

Na nova página, leia atentamente todos os detalhes e preencha corretamente com os seus dados. Algumas informações específicas não devem deixar de ser inseridas em caso de necessidades como as listadas abaixo:

  • Atendimento especial
  • Tipo de certificação deseja (Ensino Fundamental ou Ensino Médio)
  • Disciplinas necessárias para a obtenção do certificado
  • Escolher a Secretaria de Estado da Educação ou a Instituição Pública de Educação para requerer o certificado.

Todas essas informações devem ser preenchidas corretamente e com bastante atenção, para que nenhum dado seja enviado equivocadamente. Lembre-se que após a realização da sua inscrição não será possível alterar os seus dados, ok?

Mais uma dica: Para se preparar para o exame, confira os simulados do Encceja, para se preparar para a prova. São dezenas de simulados disponibilizados gratuitamente pela internet, basta se inscrever e testar os seus conhecimentos.


Como Acessar a Página do Participante Encceja 2019

O acesso a Página do Participante Encceja 2019 é bem simples. Basta fazer o seguinte:

  1. Acesse o site do Encceja 2019 aqui (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial)
  2. Clique na primeira opção “Página do Participante”
  3. Informe os seus dados
  4. Faça o login através do botão “Enviar”.

Consulta Resultado Encceja 2019

As provas oficiais do Encceja 2019 estão previstas para serem aplicadas em todo o país no dia 05 de agosto de 2019 a partir das 9 horas da manhã, sendo que a abertura dos portões está prevista para às 8 horas.

De acordo com o INEP, os gabaritos das provas objetivas serão disponibilizados na Página do Participante até o décimo dia útil após a aplicação da prova, ou seja, no máximo até o dia 17 de agosto de 2019.

Para ter acesso ao gabarito, assim como o resultado Encceja da prova de Redação será necessário logar no sistema com a inserção do número do seu CPF e senha cadastrada.


Disciplinas da Prova do Encceja 2019

Os candidatos que farão a prova do Encceja Ensino Fundamental deverão estudar as seguintes disciplinas:

  • História;
  • Geografia;
  • Matemática;
  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira;
  • Ciências Naturais;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Prova de Redação.

Já a prova Encceja Ensino Médio é composta pelas seguintes matérias:

  • Ciências Humanas e Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e Tecnologias;
  • Matemática e Tecnologias;
  • Linguagens Códigos e Tecnologias;
  • Prova de Redação.

Quer ajudar nos seus estudos? Cadastre-se agora mesmo e receba nossos “macetes”.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *