Redação Encceja 2019: Tema da Redação e exemplo de redação Encceja  

Os conhecimentos em ciências não são os únicos exigidos no Encceja 2019, provar a sua criatividade e boa escrita na redação Encceja 2019, é outro requisito fundamental para obter a sua aprovação nesse programa e conseguir certificação no nível de ensino desejado.

Sendo assim, é de extrema importância que na hora de se preparar para este exame o aluno também treine a sua capacidade de redigir uma boa redação.

Continue acompanhando este post e entenda como funciona a redação Encceja 2019:

Redação Encceja 2019
Redação Encceja 2019

Redação Encceja 2019

A redação Encceja foi desenhada para avaliar a capacidade criativa e de escrita do aluno, e o tipo de texto cobrado nesta prova é o dissertativo-argumentativo, que deve conter menos de 25 linhas e máximo de 30 linhas.

Por ser um texto de caráter argumentativo, é importante que o aluno observe a estrutura da redação, sendo que em condições normais o texto dissertativo-argumentativo apresenta somente 4 parágrafos.

Nesses parágrafos, o primeiro deve apresentar ou introduzir a tese e o problema proposto, o segundo e o terceiro desenvolvem a tese, e por fim no quarto parágrafo é feita a conclusão – veja mais em frente a estrutura completa da redação Encceja.

Quanto a correção, como é feita? – geralmente a correção da redação Encceja 2019 é feita por dois corretores, havendo abertura para a participação de um terceiro corretor caso haja discordância em 4 pontos entre os 2 corretores.

Agora, se a discrepância for em relação a 3 pontos, uma média dos 2 corretores é que irá determinar a nota final obtida pelo candidato a certificação do Encceja na redação.

Também vale salientar que a pontuação máxima que pode ser obtida na redação Encceja é de 10 pontos, sendo que para ser aprovado o aluno precisa de conseguir no mínimo 5 pontos.


Tema da Redação Encceja

Como já é de costume nas redações exigidas neste tipo de exame, em todos os anos os temas da redação Encceja giram em torno de assuntos polêmicos relacionados a sociedade.

Por isso, na hora de se preparar para a redação do Encceja é importante fazer o seu texto dissertativo-argumentativo baseando-se em temas que dizem respeito a sociedade, principalmente os relacionados a violência neste meio, pois estes são os que mais caem.

Sendo que em redações dos anos passados foram cobrados assuntos relacionados a situação política do Brasil, tecnologia, crescimento populacional, bullying, liberdade de expressão, violência doméstica, saúde, preconceitos, racismo, entre outros.

Se você quer se dar bem na redação Encceja 2019, vale a pena treinar com os temas descritos abaixo, pois eles são os que tem mais chances de cair na redação deste ano:

  • Poluição do Meio ambiente;
  • Sustentabilidade;
  • Atuação do atual presidente do EUA;
  • Recursos naturais;
  • Menoridade penal;
  • Energia sustentável;
  • Diferenças culturais;
  • Dengue;
  • Corpo e Estética;
  • Redes Sociais;
  • Questões religiosas;
  • E muitos outros.

Fique por dentro do encceja e confiar esses artigos sobre o exame:


Exemplos de Redação Encceja

Como dissemos em tópicos anteriores deste post, o texto cobrado neste tipo de redação é o dissertativo-argumentativo, por isso é importante que na hora de fazer a sua redação Encceja, o candidato leve em conta a estrutura deste tipo de texto.

Para um melhor direcionamento na sua redação, vale a pena ficar atento a um exemplo da estrutura da redação Encceja, já abaixo:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *