SISU 2020: Inscrições, Datas, Cronograma, Resultado SISU

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um importante programa criado e desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação), que define as vagas e regras de preenchimento para os estudantes interessados em ingressar no ensino superior e estudar em uma instituição pública de qualidade. Se você tem interesse em participar e procura por informações relevantes a respeito do SISU 2020 é só continuar comigo pelos próximos parágrafos, combinado? Então vamos lá!

SISU 2020
SISU 2020

Como funciona o SISU

O SISU é um programa utilizado pelas instituições públicas de ensino superior para selecionar os candidatos interessados no ingresso e que fizeram o ENEM 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior a inscrição neste programa.

O objetivo do SISU 2020 é o de promover maior democratização quanto ao acesso a educação superior. Desta forma, o governo disponibilizou esse sistema para que o mesmo, como o próprio nome indica, unifique o modo de seleção dos novos alunos nas diversas instituições de ensino espalhadas em todas as regiões brasileiras.

Em outras palavras, por meio deste programa unificado você pode se candidatar as vagas em qualquer faculdade ou universidade do seu interesse, mesmo que ela não se encontre na sua região. Assim você aumenta as suas chances de conseguir uma vaga.

Como funciona o SISU
Como funciona o SISU

Outro programa que funciona de forma parecida com o SISU 2020, é o FIES 2020. Através do mesmo você também pode concorrer a vagas de ensino superior em universidades espalhadas pelo país.


Inscrições SISU 2020

As inscrições para o SISU ficam abertas em períodos determinados pelo cronograma do programa. Para o segundo semestre de 2019, ficou assim definido:

  • Inscrições: Entre 04 e 07 de junho
  • Resultado: no dia 10 de junho
  • Matrícula: Entre 12 e 17 de junho
  • Inscrições para a lista de espera: Entre os dias 11 e 17 de junho.
Inscrição SISU 2020
Inscrição SISU 2020

Como se Inscrever no SISU

Para se inscrever na seleção do SISU 2020 é importante que você observe o período de inscrições que está presente tanto no edital como no portal oficial do programa, e que você pode acessar diretamente aqui.

Além disso é importante que você tenha feito a última prova do ENEM e que tenha obtido qualquer nota na prova de redação diferente de zero, pois é preciso informar o seu número de inscrição e senha utilizado no exame.

Como se Inscrever
Como se Inscrever

Assim que o período de inscrições for aberto pelo sistema é preciso realizar o seguinte procedimento:

  • Acesse o site oficial do SISU clicando neste link
  • Ao ser redirecionado para a página principal informe o número de inscrição e senha do ENEM
  • Verifique se todos os seus dados estão atualizados (caso precise alterar faça imediatamente)
  • Feito isso, escolha até duas opções de cursos que pretenda estudar
  • Após escolher os cursos desejados confirme clicando no respectivo botão
  • Verifique a documentação exigida (que deverá apresentar a instituição quando for aprovado na seleção)
  • Em seguida, clique no botão “Confirmar minha inscrição”.

Feito isso é só finalizar e acessar diariamente o site para checar se há alguma novidade. Vale lembrar que qualquer alteração que for feita no portal o sistema só vai considerar a última efetivada, certo?

✓ Veja também como participar do programa PRONATEC 2020


Vagas SISU 2020

É importante que saiba de antemão que as vagas ofertadas no SISU são somente para a modalidade de ensino presencial. Sendo assim você pode escolher as oportunidades que se encontram elencadas nas seguintes categorias:

  • Bacharelado;
  • Licenciatura;
  • Tecnólogo ou;
  • Então área básica de ingresso (cabendo escolher pelo bacharelado, licenciatura ou ambos posteriormente).

Para se ter ideia, o MEC disponibilizou para o segundo semestre de 2019 mais de 59 mil vagas em todo o país, conforme noticiado no G1.

Além das vagas regulares que são disponibilizadas inicialmente é muito comum abrir a oportunidade para as chamadas vagas remanescentes, que são aquelas que não foram preenchidas dentro do prazo estipulado nas primeiras chamadas.


Nota de Corte SISU

As notas de corte não são fixas, ou seja, variam diariamente, pois dependem do desempenho dos candidatos. E as notas são conhecidas no final do período de inscrições.

Dessa forma, se as notas do ENEM foram altas, a nota de corte também será alta.

O cálculo da nota é feito diariamente conforme o total de vagas disponibilizadas e de candidatos inscritos por modalidade de concorrência. Porém a nota de corte não garante a vaga, já que serve somente de referência.

Nota de Corte SISU
Nota de Corte SISU

Resultado SISU 2020

  • Para saber o resultado do SISU consulte a Página do SISU ou;
  • Ligue para a Central de Atendimento do MEC no número 0800 61 6161.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *